Páginas

5 de mar. de 2013

Barbados/Caribe - Passeios

Barbados além das praias maravilhosas para desfrutar e conhecer, oferece uma infinidade de passeios legais.

Deixo aqui as dicas dos passeios que fui, gostei e recomendo:

1 - Passeio de Catamarã

Nesse passeio você terá a oportunidade de nadar com as tartarugas marinhas. Fui com a empresa El Tigre Cruises -há o passeio de 3 horas com bebidas e snacks e o passeio de 5 horas com almoço incluído. Como estava com criança, preferi o de 3 horas (menos cansativo).

Está incluído equipamento para snorkeling. Imperdível nadar nas águas cristalinas do mar de Barbados!




2 - Submarino

A princípio, quando contratei o passeio, achei que era uma simulação de um submarino em um "tanque" de água....Santa ingenuidade! Quando cheguei no local do passeio, nos direcionaram para um barco. Embarcamos e ele começou tomar um rumo estranho - o alto mar. 

Resumindo: o negócio é sério! É um submarino de VERDADE! 

Portanto, se você sofre de fobia, anote a dica: NÃO VÁ! Agora se você é aventureiro/a, vá e Enjoy! É uma experiência indiscritível e emocionante! Super recomendo :)

Visite a página do passeio na internet e consulte preços e horários: Atlantis Submarines.


Rumo ao alto mar

Eis que surge o submarino para embarcarmos

Visão de barco naufragado no fundo do mar
Encantada
3 - Concorde

Quer visitar um exemplar do supersônico Concorde?  Barbados Concorde é o nome dessa atração. O hangar fica ao lado do aeroporto da ilha. Vale a pena a visita! 

Sentar nas poltronas desse famoso avião é emocionante...rsrs. 

O único inconveniente é que a visita é narrada apenas em inglês. 







4 - Harrison's Cave Barbados

Harrison Cave é uma caverna famosa na ilha que tem um tour interessante e bastante organizado. A paisagem em volta da caverna também é muito bonita! 

Como alugamos um carro para locomoção em Barbados, fomos por conta própria com o mapa de papel na mão e tirando as dúvidas pelo caminho com os nativos. O caminho é bem tortuoso - ruas estreitas em um local bem afastado das praias. 

Se você não tem espírito aventureiro, contrate um carro para ir levar e buscar. A vista é narrada em inglês.

Ótima oportunidade ver muitas estalactites... :) 

Site oficial: clique aqui




Elevador para descer no local da caverna



5 - Mercado de Oistins (passeio noturno)

Oistins é um vilarejo da costa sul onde funciona um mercado de peixes. Essa atração é muito divulgada nos blogs e nos sites de Barbados. 

Há mesas para refeições para usufruir a comida local. A especialidade é o peixe frito — peixe voador — acompanhado por arroz com feijão e torta de macarrão. 

Os quiosques funcionam todas as noites, mas a grande procura acontece as sextas. Há um 'palco' onde as pessoas ficam dançando ao som de uma música altissima.

Fomos, andamos e apenas visitamos, não ficamos para comer. O local é bastante cheio. Como fujo de muvuca, preferi comer no Friday's que era no caminho de volta para nossa "residência" em Barbados.



Barracas de comidas típicas
Palco de danças - Mercado Oistins
Fomos a Oistins, porém o jantar foi no Friday's!
6- Atrações na praia

Assim como na maioria das praias caribenhas, há muitas atrações nas praias. Fomos nessa cadeira puxada por uma lancha. Meu filho adorou, meu marido saiu todo dolorido e eu sai quase sem voz...rsrs

Para saber o nível de emoção dessa atração é só ver o nome da lancha que puxa a cadeira: Gladiador! 

Não preciso falar mais nada né?













21 de jan. de 2013

Barbados/Caribe

Barbados é uma ilha situada a leste da América Central, no arquipélago das Pequenas Antilhas e faz parte das ilhas caribenhas.



Barbados tem a particularidade de ter sido colonizada por ingleses e apesar de estar na América Central, a comunicação é feita somente através da língua inglesa. Infelizmente não dá para enrolar o "portunhol" - o inglês é obrigatório para comunicação na ilha.


Como de costume fiz a viagem por conta própria, sem requintes, porém com planejamento. Comprei a passagem no site da Gol - há vôos diretos do Brasil para Barbados saindo de São Paulo (as saídas e chegadas são sempre aos sábados).

Dessa vez, optei por não ficar em hotel, pois iria viajar com meu filho de 7 anos e gostaria de ter uma cozinha disponível - com geladeira, fogão e microondas, pois tinha pesquisado na net que alimentação na ilha era caríssima e sem muitas opções para crianças. Aluguei então o que eles chamam de "apartments" que na verdade é uma casa. Fiz várias buscas na internet e achei esse aqui: site







Troquei vários e-mails com a dona, vi algumas referências no Tripadvisor, o que me permitiram decidir fazer o aluguel. Fiz um depósito via Western Union [Banco do Brasi] para ela, pois não trabalha com cartão de crédito (uma das desvantagens). Foi uma ótima escolha, pois o preço foi muito bom comparado com hotéis da região e pelas facilidades que oferecia. Alguns hotéis que pesquisei cobravam 20,00 dólares por dia pela internet e cobravam o estacionamento - nesse apartamento tudo estava incluido no preço da diária. A cozinha era completa com todos os utensílios, TV a cabo, DVD, ferro para passar roupas. Não há luxo nenhum, porém é muito confortável. Como não é hotel, não tem serviços de hotelaria! É como alugar uma casa na praia! Minha primeira parada na ilha, portanto foi no supermercado - que considero visita obrigatória em qualquer viagem. Parte da cultura é descoberta nesse  local rsrs.

Supermercado Super Center

A dona do apartamento que tem a casa no mesmo quintal, nos auxiliou em tudo que foi preciso, desde aluguel de carro até reserva de alguns passeios. Muito solicita e amável. No dia em que chegamos, era noite e estávamos com fome. Ela pediu para seu filho nos levar até a lanchonete mais próxima para fazermos uma lanche rápido. 

No local do apartamento, não tem piscina, mas a dona mora em uma vila que os moradores são sócios de um clube: Beach House. Quando chegamos ela disponibilizou a carteirinha do clube para freqüentarmos (estava incluso no preço do aluguel). O clube é pé na areia (1 quarteirão do apartamento). Há um restaurante anexo com preços salgadinhos - média dos pratos 25,00 dólares.

Beach House (Clube)
O apartamento é bem localizado - fica na região de Holetown (St.Thomas). Fica perto da praia, na mesma rua tem o mercado Super Center com várias lojinhas anexas - duty free. Do lado do mercado tem um shopping muito famoso em Barbados - Limegrove [site].

Michael Kors no Limegrove

Apesar da ótima localização, alugamos um carro para locomoção na ilha, para irmos aos passeios e conhecermos as outras praias - a ilha é grande e acho indispensável carro! 

O único "problema" que considero é que por ser uma ilha de colonização inglesa, os carros são na mão inglesa. No início causa um pouco de estranhamento , pois nosso cerébro está habituado com o lado contrário, mas depois acostuma. Pegue  um carro automático para não precisar trocar de marcha com a mão esquerda e.... Não temas!



O trânsito em Barbados

Há pouquíssimas opções de fast food. Não há lanchonetes americanas famosas. As únicas que encontrei foi o Friday's e KFC. Chefette é uma rede famosa de fast food local. Meu filho adorou, pois em quase todas as lojas há aqueles brinquedos gigantes para crianças!






Anote a dica:

Moeda: dolár barbadiano, mas TODOS lugares aceitam dólar americano (só usei dolár americano)
Tempo de viagem (SP-Barbados): 5 horas e meia
Idioma: Inglês
Capital: Bridgetown




20 de dez. de 2012

Aruba/Caribe - Compras

Aruba além de ser um lugar para curtir a praia é um ótimo lugar para fazer compras.

Existem 2 centros comerciais importantes para compras - Oranjasted e Palm Beach.

O maior inconveniente que achei das compras em Aruba foi a questão do horário. Para quem está acostumado com compras nos Estados Unidos, sofre! As lojas abrem tarde e fecham muito cedo. Para quem pensa que vai curtir a praia e passeios o dia todo e a noite vai para compras, se engana. Programe-se pelo menos 1 dia para compras!

As lojas em Oranjestad fecham as 18:00, não abrem aos domingos (exceto domingos quando há navio/cruzeiro ancorado).

Aruba é um país estilo americano. Possui várias lojas de marcas americanas. Não espere encontrar todas as lojas e nem as mesmas ofertas que encontra nos EUA. Exemplo: A Victoria Secret é pequena, não há aquelas promoções de cremes e body splash. Não tem os maravilhosos sutiãs, nem roupas...enfim quem já foi na Victoria do New Jerseys Garden e da Times Square, ficará decepcionada - o forte da loja em Oranjestad são os cremes, perfumes e necessaires.

A Guess é igualzinha dos EUA. Bolsas e relógios maravilhosos. Preços idênticos!!




Em Aruba há freeshop na rua. Os preços dos perfumes e maquiagens são ótimos.

Anote os shoppings:

- Royal Plaza - prédio de três andares, todo rosa e branco, logo em frente ao porto.

- Renaissance Mall - é onde ficam localizadas lojas de luxo - Algumas lojas: Gucci, Guess, Hilfiger Denim, Lacoste, Louis Vuitton, Michael Kors, Ralph Lauren, Calvin Klein, Diesel, Ermenegildo Zegna, Faconnable, Dufry Perfumes

 
- Paseo Herencia é um shopping de rua que fica na área de Palm Beach em frente os grandes hotéis. Neste shopping tem um show diário de águas em uma fonte - lindo.

Aproveitem e boas compras :)



10 de dez. de 2012

Aruba/Caribe - Eagle Beach

Eagle Beach é a praia vizinha de Palm Beach, porém o percurso a pé é longo. É preciso de carro para locomoção - 5 minutos!

Meu hotel era nessa praia. Nessa região não há hotel pé na areia, é preciso atravessar a rua para chegar na praia. Mesmo assim meu hotel possuia serviço de praia. Um funcionário ficava disponível até as 17:00 horas para remanejar cadeiras e levar pedidos de comida e bebida para praia.



A faixa de areia da praia é enorme, portanto você não ficará amontoado. A praia é muito calma e  estava sempre vazia. O dia que pegamos um pouco mais cheia foi no domingo, mas nada exagerado!


A principal atração da praia é o jet sky. A água é muito calma e a cor espetacular!

Aruba/Caribe - Palm Beach


Palm Beach é a praia mais famosa e badalada de Aruba. É nela que ficam os suntuosos hotéis que escondem a praia. Se você não estiver hospedado nos hotéis (como eu), seus olhos ficarão longe da beleza de Palm - por pouco tempo...rsrs. Não existe uma orla como nas outras praias. Você só verá construções (hotéis).

Palm Beach

No centrinho de Palm, você encontra os mega hotéis pé na areia de um lado da rua e o centrinho agitado do outro - lojas, restaurantes, sorveterias, bares e baladas.

Já expliquei em outro post, que optei por não ficar nessa região por dois motivos:
- meu objetivo era turismo (conhecer toda a ilha) e não o descanso, portanto teria prejuízo por não aproveitar o sistema all inclusive e as atrações desses mega hotéis;
- e o outro motivo é que sou um pouco aversa a muvuca e pessoas amontoadas na praia. Em Palm Beach, a faixa de areia da praia é bastante estreita e os hóspedes dos hotéis disputam um lugar na sombra juntamente com as barracas que oferecem atrações. Há também trechos da praia que restaurantes colocam suas mesas e cadeiras.

No mar, são muitos os barcos, então há áreas demarcadas para os banhistas. Observe e fique dentro dessas áreas para evitar perigos e problemas.Como aluguei um carro, a localização não foi problemas, já que toda noite estava no centrinho badalado para fazer compras e comer. Meu hotel ficava 5 minutos de carro de Palm. Muito perto!



Restaurante pé na areia - Palm Beach


Bom, já que os hotéis suntuosos escondem a praia, quase a tornando particular, o que fazer? Não conhecer? Não frequentar? Afinal, a praia é pública!

A resposta é: os hotéis servem de passagem para a praia. Isso mesmo...quem mandou fazer o hotel ai? rsrs

Como não sou boba, escolhi um dos hotéis mais caros da ilha para essa travessia  - RIU Palace Aruba...rs.Observem na foto, a praia está atrás dessa mega construção! Até tirei uma fotinha básica no lobby do hotel.

RIU Palace Hotel - escondendo a praia
Lobby

Vista do lobby do hotel  

Você passará pelo lobby, pela piscina e enfim chegará na praia. Não caia na tentação de dar um mergulho na piscina. Todo hóspede usa aquelas pulserinhas para ser identificado! Se você não tem a tal pulserinha, passe reto e vá para praia, pois lá é o seu lugar...rsrs.
Na praia de Palm há diversas opções de atrações. Há barraquinhas vendendo atrações e passeios por toda a praia!









A praia é muito bonita e calma - sem ondas. A cor do mar é deslumbrante. 

Anote a dica: os restaurantes desses hotéis aceitam "não-hóspedes"! Se bater a fome, você pode comer em um deles.



Aruba/Caribe - Passeios

Em Aruba além das praias maravilhosas há muitas opções de passeios. Como estava de carro alugado, fui para todas as praias por conta própria. Quem não aluga carro, deve incluir as praias nos passeios pagos (bem pagos!).

Conheci todas as praias e fiz alguns passeios e atrações pagas que adorei! Compartilho aqui minha experiência em cada experiência.



 - DE PALM Island

Essa foto foi retirada do site da operadora de turismo - é uma visão área do "parque" Palm Island.

Palm Island é um passeio essencial principalmente para quem está com crianças. As crianças tem diversão garantida. O local é uma ilha nos moldes de um parque. Como estava de carro, fui até a bilheteria do local por conta própria (o que barateou o passeio). Se está sem carro, há o serviço que te pega no hotel.

O caminho é o mesmo para ir para Baby Beach, passando aeroporto e seguindo em frente, só que na estrada você vai pegar uma saída depois da Cervejaria Balashi - há placas com indicação do local.

Chegando, você compra o ingresso e depois pega uma lancha que te leva até a ilha/parque.

Comprei o ingresso "half day" (metade do dia) - que compreende o horário das 11:00 até as 18:00 - considerei suficiente. O "full day"(dia todo) - compreende o horário das 09:00 as 18:00. Veja os preços no site - De Palm Island.

No local há várias atrações incluidas no preço do ingresso - toboáguas, snorkeling (com equipamentos inclusos) e banana boat. Há atrações que você paga a parte - mergulho com cilindro, snuba e caiaque. Além das atrações há a refeição incluída no sistema all inclusive - snacks (frango, batata frita, hot dog), almoço (muito ruim...) e bebidas.


Toboágua


Banana Boat

Prainha

Snorkeling

     Peixes visualizados no snorkel. Lindo!
- Navio Jolly Pirates

Acredito que é essencial fazer um passeio de barco em Aruba. Tirei uma tarde para esse passeio! Jolly Pirates é um barco pirata que navega pelo mar caribenho e faz três paradas: 2 para snorkeling e outra para salto no mar de cima do navio através de uma corda (tipo Tarzan...rsrs). 




Primeira parada é em alto mar onde você faz snorkeling e pode ver uma embarcação naufragada e a segunda parada é em uma profundidade mais rasa e com melhor visualização.  

Os peixes são lindos e a água bastante cristalina. 


Os locais de parada são - praia Boca Catalina e Malmok (foram as únicas praias que não visitei de carro, deixei apenas para visitar de barco por causa do passeio!)




Há duas opções de passeio - manhã (09:30 - 13:30) que tem refeição incluída e a tarde 14:30 as 17:30 que só tem bebidas inclusas (alcoólicas e não alcoólicas). Preferi o passeio a tarde, pois sei que as refeições desses lugares não me agradam. As paradas são as mesmas. A única coisa que muda é o horário e a refeição. Devido a refeição, o preço tambem muda! Super indico!

Snorkel na região de menor profundidade

Jolly Pirates



- Natural Pool Safari

Um dos pontos turísticos importantes da ilha são a Natural Pool, Natural Bridge, Arikok Park, Bushiribana Gold Mill Ruins e Donkey Sanctuary. 

Eu tinha a esperança de fazer esses passeios por conta própria, mas já tinha lido em alguns blogs e sites de turismo que era necessário um veículo 4x4 para acessar esses locais.


Ao fundo - Bushiribana Gold Mill Ruins


Realmente, fiz o passeio pela agência e considero realmente necessário fazer esse passeio com guia. São lugares bem desertos que o acesso é bem dificil e só é possível ser feito com carro 4x4. É um Safari nos lugares mais isolados da ilha.


O valor do passeio é 79,00 doláres por 4 horas - 8:30 - 12:30 com bebidas incluídas. Está incluido também o equipamento de snorkel para ir na Natural Pool.



Donkey Sanctuary



Arikok National Park


Natural Bridge

Natural Pool






- Jet Sky em Eagle Beach

Passeio de jet sky.

As barracas para o aluguel do jet ficam na praia de Eagle Beach - 60 dólares por 30 minutos.