Nesta minha última viagem para NY (dez/2011), fui para Washington DC. Quando fiz a reserva do hotel, tomei o cuidado de verificar a proximidade do metrô para facilitar os deslocamentos. Considero que ter me preocupado com isso foi a melhor coisa que eu fiz, pois achei o valor do deslocamento de táxi pela cidade caro demais comparado a NY. O primeiro táxi que peguei foi da Union Station até o hotel e vi que não ia dar para ficar pagando táxi nos três dias de permanência local. Reservei um hotel a duas quadras de uma estação - Foggy Bottom. Adorei o hotel pelo serviço, limpeza e principalmente por causa da localização. Além de estar perto do metrô (que te leva a todos os lugares), está perto também da Pennsylvania Avenue, uma avenida larga e extensa cheia de lojas, restaurantes e tudo que necessitar (farmácia, bancos).
Então, anote a dica do hotel:
Pennsylvania Ave |
Pennsylvania Ave |
Agora a outra dica é sobre o metrô. A malha metroviária atende praticamente todos os locais de interesse da cidade. Logo que chegar em uma estação peça o mapa da malha metroviária que tem a lista de pontos de interesse com as respectivas estações ou já leve impresso (foi o que eu fiz) - acesse esse link e clique em Printable Map que você consegue imprimir a versão em Português.
Considero que só o metrô por si só já é um ponto turístico. Gostei da arquitetura e do jeito como funciona. A maioria da estações não possuem bilheterias, apenas máquinas de vendas de bilhete. Segue abaixo as etapas para compra do bilhete na máquina. Super fácil!!!
Estação Foggy Bottom |
Máquina de venda de bilhetes |
Pass - são cartões de viagens ilimitadas por um determinado período de tempo: um dia ou uma semana. 1 day (uso ilimitado por um dia); 7-day fast pass (sete dias de uso ilimitado); 7-day short trip (tem limitações de horários e valores).
Farecards - são bilhetes do tipo pay-as-you-go: você carrega uma quantia de dinheiro em um cartão de papel e o custo de cada viagem é descontado desse valor. Existe a máquina cinza que só vende Farecard. Como a tarifa é cobrada na saída, é descontado o valor do percurso que você fez!
Eu optei pelo Pass (máquina azul da foto - vende pass e farecard) que eu achei o mais simples e fácil. Você usa o metrô o dia todo quantas vezes quiser por U$9,00. Se fizer igual, clique na opção A.
Passo 2 - Aparecerá na tela 3 opções, clique na primeira (letra A) - 1 day pass (ticket que dura um dia, você entra e sai do metrô quantas vezes quiser).
Passo 3 - Por último aparecerá na tela as opções de pagamento. Todas as vezes que comprei, foram em Cash (dinheiro), portanto não sei dizer sobre o pagamento com cartão de crédito ( que é a opção B). Se você for pagar em dinheiro é só colocar o dinheiro no local indicado.
Anote a dica: A máquina só aceita notas de valor baixo (U$1,00 - 10,00 - 20,00) e moedas. Como estava com uma nota de U$50,00 tive que sair da estação e trocar com o camelô. O mesmo aconteceu comigo quando fui para New Jersey (NY-NJ), só que lá ninguém trocou e eu tive que comprar qualquer coisa para fazer troco, portanto vá para as máquinas portando dinheiro trocado e moedas!
Atenção: Para passar a catraca que dá acesso aos trens é necessário inserir o bilhete, porém a tarifa é descontada apenas quando você sai da estação. Portanto, não jogue-o fora, dobre ou amasse: você precisará dele para sair. Achei engraçado!!! Ter que colocar o bilhete para sair!!!
Esse é o bilhete!
Esse é o bilhete!
Esse é o mapa do sistema!