Páginas

4 de dez. de 2012

Como escolher companhia certa para viajar?

Navegando pelos blogs de viagem, encontrei no Blog Sete Malas uma postagem super legal sobre Companhia para viajar! Reproduzo aqui, pois achei o questionário e as dicas super válidas!








"Todo mundo tem aquele amigo que é a companhia ideal para uma mesa de bar. Sabe o Carlão, aquele cara divertido que faz todo mundo rir, especialmente depois de umas caipirinhas? Todo mundo tem também aquele amigo ou amiga de espírito leve, que é a companhia perfeita para um passeio no parque ou uma volta de bicicleta pela cidade (especialmente naqueles dias que a gente só quer esquecer a parte chata e pesada da vida). Todo mundo tem aquela amiga que é o exemplo de organização, tem a vida toda planejada, planilhada e cronometrada. Uma ótima companhia nos momentos em que você precisa colocar a vida (ou só alguns pensamentos) em ordem. Todo mundo tem, claro, aquela turma de amigos (de solteiros ou casais) que são pau pra toda obra: dá para sair para jantar, ir ao cinema, fazer churrascos que duram a tarde toda, sem se cansar da companhia de nenhum deles.
 

Mas será que todas essas pessoas são também boas companhias para viajar?



Arrisco dizer que escolher a companhia ideal para uma viagem pode ser uma tarefa quase tão difícil quanto encontrar sua alma gêmea. E o pior: fazer a escolha errada pode transformar suas férias (sabe aquelas férias que você passou o último ano planejando nos mínimos detalhes e com a qual vem sonhando acordado desde que comprou as passagens aéreas?) em um verdadeiro pesadelo. Trágico, não?
Não me entendam mal. Sou super a favor de viagens a dois, três, quatro ou mais. Aliás, viajar sozinho não é para qualquer um. Ter com quem dividir momentos e experiências é uma das coisas mais gostosas de uma viagem. Poder comentar, rir, interagir, trocar ideias e fotos. Tudo isso é bom demais. Afinal, como diz o provérbio turco: No road is long with good company!
 
 

Mas o meu ponto é que escolher seu(sua) companheiro(a) de aventuras é tão importante quanto a escolha do próprio destino das suas próximas férias. A escolha da companhia certa pode fazer toda diferença em uma viagem!
Isso porque existem perfis diferentes de viajantes, e alguns deles podem não ser compatíveis entre si.
 
 
 

Algumas diferenças são mais óbvias e mais fáceis de serem evitadas. Por exemplo, uma viagem que inclua um casal com filho pequeno e outro sem filhos é a receita certa para desconfortos de ambos os lados. Uma viagem entre dois amigos, em que um faz o estilo mais baladeiro (gosta de sair todas as noites, encher a cara, acordar tarde) e outro faz mais o tipo geração saúde (dormir cedo, fazer exercícios, ter uma alimentação balanceada) só pode dar em confusão. Ou, ainda, uma viagem entre irmãos ou irmãs reconhecidamente briguentos no dia-a-dia é muito difícil que dê certo.
 
 

De outro lado, há diferenças ou incompatibilidades que são mais difíceis de antever. Muitas vezes a convivência que você tem com um determinado amigo não é profunda o suficiente para que você consiga identificar alguns hábitos ou manias dessa pessoa que podem te levar à loucura em uma viagem (e às vezes até acabar com aquela amizade cultivada por tanto tempo na mesa do bar ou nos festivais de cinema).
 
 
 
 
 

 
Além disso, o número de viajantes é, em regra, diretamente proporcial à dificuldade de conciliar interesses em uma viagem. Quanto mais gente, maior a necessidade de se planejar tudo com antecedência e deixar o mínimo de decisões possível para a última hora. Até por isso tanta gente opta por viajar naquelas excursões pré-fabricadas, onde tudo tem hora marcada e todos devem fazer os mesmos passeios, visitas e refeições em conjunto. De outro lado, há quem (como eu!) não se sinta confortável em viajar com um grupo de pessoas desconhecidas e ter que se limitar a fazer o que está previsto no script. De uma forma ou de outra, viajar em grupos grandes sempre exige bastante planejamento e, claro, muita tolerância.
 
 

O tempo da viagem é outro fator que pode influenciar a escolha de uma boa companhia para viajar. O seu amigo Carlão (aquele que é engraçado na mesa do bar, lembra?) pode combinar perfeitamente com uma viagem mais curta, mas pode ser um tipo cansativo em viagens longas. Aquela sua amiga mais quietinha pode ser uma má companhia em viagens curtas (você, afinal, sente falta de alguém mais falante para dividir aqueles dias intensos), mas pode ser a companhia perfeita para uma viagem mais extensa (em que você começa a sentir necessidade de ficar sozinho). Independentemente do perfil, é fato que, com o passar do tempo, a convivência com o seu melhor amigo (e com aquela mania que ele tem – e que você nem sabia – de fingir que sabe o caminho sem ter a menor ideia de para onde está indo) vai se tornando cada vez mais difícil.
 
 

O destino, por fim, é mais um fator importante que deve se adequar ao seu companheiro viajante (e vice-versa). O que você pretende fazer em uma praia paradisíaca com um amigo hiper-ativo? Acampar no Grand Canyon não tem nada a ver com aquela sua amiga mais fresca (mas seria o programa ideal com seu irmão aventureiro). Ou, ainda, hospedar-se em um hotel seis estrelas na África do Sul não combina com aquele seu amigo que vive na pindaíba.
 
 

Foi pensando em tudo isso, e para facilitar o planejamento das suas próximas férias, que preparei o questionário abaixo.
 
 

A ideia é simples: tanto você quanto a(s) sua(s) potencial(is) companhia(s) de viagem devem responder às 20 perguntas listadas abaixo. Depois, vocês devem trocar os questionários entre si. E a partir daí, vocês têm basicamente três alternativas:
 
 

(a) vocês constatam que uma viagem não é um programa que vocês devem fazer juntos (até mesmo para preservar a amizade); ou
(b) vocês veem que a viagem tem tudo para ser perfeita; ou
(c) nem tanto ao céu nem tanto à terra: vocês identificam algumas diferenças, mas é só uma questão de fazer alguns ajustes (nada que umas conversas e concessões mútuas não resolvam antes de pegar o avião).
 
 
Vamos lá:
1.) Qual é o estilo de viagem que você tem em mente? (mochilão, luxo, aventura, romântica, cultural, de tudo um pouco…)
2.) Quanto você está disposto a gastar durante a viagem? (a resposta deve incluir, na medida do possível, gastos com passagens, hospedagem, transporte, passeios e refeições)
3.) Quanto tempo a viagem deve durar?
4.) Você se considera uma pessoa diurna ou noturna? Tem costume de acordar cedo ou tarde? E dormir: cedo ou tarde?
5.) Você costuma fazer quantas refeições por dia?
6.) Em uma viagem, você prefere comer lanches rápidos ou parar para fazer refeições mais longas?
7.) Você tem restrições alimentares?
8.) Você curte experimentar culinárias novas?
9.) Você gosta de conhecer gente nova?
10.) Quanto ao ritmo da viagem, você espera algo mais agitado, corrido, ou algo mais calmo e tranquilo?
11.) Você costuma demorar para se arrumar para sair, ou faz o estilo mais prático e rápido?
12.) Você costuma ser pontual? Ou acha que em uma viagem a melhor coisa é tirar o relógio do pulso e se esquecer completamente de horários?
13.) Você tem manias, hábitos ou vícios que influenciam sua rotina?
14.) Você prefere ter tudo planejado, ou deixar para tomar decisões de improviso durante a viagem?
15.) Na viagem, você pretende fazer todos os passeios e programas em conjunto? Algum problema se nos separarmos em algumas ocasiões? Há momentos em que você prefere ficar sozinho(a)?
16.) Gosta de fazer compras? Em caso positivo, você costuma parar nas lojas que encontra pelo caminho ou prefere reservar um dia ou tarde da viagem só para as compras?
17.) Faz mais o tipo exigente ou reclamão, ou mais o estilo “tanto faz”, qualquer coisa está ótimo?
18.) Meio de transporte: pés, transporte público ou taxi?
19.) Na divisão das tarefas para planejamento da viagem, o que você prefere fazer? (por exemplo, montar o roteiro, escolher hospedagem, reservar passagens etc.)
20.) E na divisão das tarefas durante a viagem, o que gosta mais de fazer? (por exemplo, dirigir, escolher os restaurantes, administrar o dinheiro etc.)
 
 

O que acham? Assim fica bem mais fácil encontrar a sua companhia perfeita. Depois, é só curtir a viagem!!"
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário