Páginas

21 de jan. de 2013

Barbados/Caribe

Barbados é uma ilha situada a leste da América Central, no arquipélago das Pequenas Antilhas e faz parte das ilhas caribenhas.



Barbados tem a particularidade de ter sido colonizada por ingleses e apesar de estar na América Central, a comunicação é feita somente através da língua inglesa. Infelizmente não dá para enrolar o "portunhol" - o inglês é obrigatório para comunicação na ilha.


Como de costume fiz a viagem por conta própria, sem requintes, porém com planejamento. Comprei a passagem no site da Gol - há vôos diretos do Brasil para Barbados saindo de São Paulo (as saídas e chegadas são sempre aos sábados).

Dessa vez, optei por não ficar em hotel, pois iria viajar com meu filho de 7 anos e gostaria de ter uma cozinha disponível - com geladeira, fogão e microondas, pois tinha pesquisado na net que alimentação na ilha era caríssima e sem muitas opções para crianças. Aluguei então o que eles chamam de "apartments" que na verdade é uma casa. Fiz várias buscas na internet e achei esse aqui: site







Troquei vários e-mails com a dona, vi algumas referências no Tripadvisor, o que me permitiram decidir fazer o aluguel. Fiz um depósito via Western Union [Banco do Brasi] para ela, pois não trabalha com cartão de crédito (uma das desvantagens). Foi uma ótima escolha, pois o preço foi muito bom comparado com hotéis da região e pelas facilidades que oferecia. Alguns hotéis que pesquisei cobravam 20,00 dólares por dia pela internet e cobravam o estacionamento - nesse apartamento tudo estava incluido no preço da diária. A cozinha era completa com todos os utensílios, TV a cabo, DVD, ferro para passar roupas. Não há luxo nenhum, porém é muito confortável. Como não é hotel, não tem serviços de hotelaria! É como alugar uma casa na praia! Minha primeira parada na ilha, portanto foi no supermercado - que considero visita obrigatória em qualquer viagem. Parte da cultura é descoberta nesse  local rsrs.

Supermercado Super Center

A dona do apartamento que tem a casa no mesmo quintal, nos auxiliou em tudo que foi preciso, desde aluguel de carro até reserva de alguns passeios. Muito solicita e amável. No dia em que chegamos, era noite e estávamos com fome. Ela pediu para seu filho nos levar até a lanchonete mais próxima para fazermos uma lanche rápido. 

No local do apartamento, não tem piscina, mas a dona mora em uma vila que os moradores são sócios de um clube: Beach House. Quando chegamos ela disponibilizou a carteirinha do clube para freqüentarmos (estava incluso no preço do aluguel). O clube é pé na areia (1 quarteirão do apartamento). Há um restaurante anexo com preços salgadinhos - média dos pratos 25,00 dólares.

Beach House (Clube)
O apartamento é bem localizado - fica na região de Holetown (St.Thomas). Fica perto da praia, na mesma rua tem o mercado Super Center com várias lojinhas anexas - duty free. Do lado do mercado tem um shopping muito famoso em Barbados - Limegrove [site].

Michael Kors no Limegrove

Apesar da ótima localização, alugamos um carro para locomoção na ilha, para irmos aos passeios e conhecermos as outras praias - a ilha é grande e acho indispensável carro! 

O único "problema" que considero é que por ser uma ilha de colonização inglesa, os carros são na mão inglesa. No início causa um pouco de estranhamento , pois nosso cerébro está habituado com o lado contrário, mas depois acostuma. Pegue  um carro automático para não precisar trocar de marcha com a mão esquerda e.... Não temas!



O trânsito em Barbados

Há pouquíssimas opções de fast food. Não há lanchonetes americanas famosas. As únicas que encontrei foi o Friday's e KFC. Chefette é uma rede famosa de fast food local. Meu filho adorou, pois em quase todas as lojas há aqueles brinquedos gigantes para crianças!






Anote a dica:

Moeda: dolár barbadiano, mas TODOS lugares aceitam dólar americano (só usei dolár americano)
Tempo de viagem (SP-Barbados): 5 horas e meia
Idioma: Inglês
Capital: Bridgetown




Um comentário:

  1. Tb gosto muito de conhecer os supermercados quando viajo, sempre vou. Além deles, rodoviárias, metrôs (!) e terminais urbanos, gosto de utilizar o transporte público sempre que possível pra ter mais vivência com a cultura local. Adoro me imaginar morando nos lugares!

    ResponderExcluir