Procura um destino com muita diversão, praias lindas e compras? Esse lugar é Aruba!
Como sempre, quem acompanha o blog sabe que sempre aconselho fazer as viagens por conta própria - sem pacote! Aruba é um destino que também recomendo viajar dessa maneira.
Sempre faço o planejamento baseado em blogs e dicas de outros viajantes e no caso específico dessa viagem, deixo aqui o agradecimento especial ao blog Falando de viagem que ajudou muito nos meus estudos para este destino! :)
Fiz a viagem em um domingo - sai do Brasil as 11:00 e cheguei as 17:00 horas no aeroporto Reina Beatrix (aeroporto internacional de Aruba) - vôo da Gol com conexão em Caracas/Venezuela que fica a 40 minutos de Aruba.
Aruba é uma ilha presente no mar caribenho e possui muitas praias. A mais famosa é Palm Beach. Os hotéis da badalada Palm Beach são na maioria resorts, portanto caros e muitos com sistema all inclusive (tudo incluído - diversão, comida, bebida, conforto, muito luxo e pé na areia). [Já fiz um post sobre esse assunto - Resort ou Hotel - eis a questão!] Nessa viagem seria um desperdício ficar em um resort, pois meu objetivo era ficar o dia todo fora do hotel fazendo turismo, compras ou curtindo a praia.
Resort na badalada Palm Beach |
Por esse motivo fiquei em uma praia a 8 minutos de carro de Palm. Fiquei em Eagle Beach - praia mais vazia, menos badalada e com muito espaço na areia para um lugar ao sol! Para ficar nessa praia é necessário alugar um carro. Se bem que, independente da praia que ficar, considero o carro altamente necessário se você pretende conhecer todas as praias da ilha. Há praias maravilhosas distantes de Palm ou Eagle (30km) que as agências de turismo cobram em média 80 doláres o passeio para elas e você fica preso nos horários sem liberdade para ficar na praia o tempo que quiser.
Quando cheguei tentei alugar o carro no aeroporto, mas como cheguei no domingo, devido ao grande fluxo de passageiros chegando na ilha, não encontrei nenhum carro disponível nas agências que ficam bem na frente da porta de saída do aeroporto. O jeito foi pegar um táxi que tem preço fixo: 25,00 doláres - caríssimo comparado ao preço do aluguel do carro no local. Devido a indisponibilidade, deixei para alugar o carro em uma agência indicada pelo hotel!
Deixo então um resuminho de minhas indicações e dicas para começar planejar sua viagem:
- Moeda local: Florin, mas todas as lojas aceitam dolár. Levei somente dólar e cartão de crédito internacional.
- Carro - modelo Picanto 210,00 doláres + 80,00 doláres de seguro por 7 dias (uma pechincha). Dica para o aluguel de carro: se você tem cartão de crédito internacional, muitos cobrem o seguro de carros alugados no exterior quando você paga a locação com ele, mas no momento do aluguel, você deve declinar os seguintes seguros da agência para valer os do cartão: CDW (Collision Damage Waiver) / LDW (Loss Damage Waiver). Ao contratar esta cobertura, a locadora renuncia seus direitos de cobrar do locatário perdas e danos por roubos, furtos ou danos causados ao veículo, desde que o contrato não tenha sindo infringido. Quando você não contrata esta cobertura, você fica responsável pela reparação das perdas e danos. Preferi utilizar o seguro da agência, pois paguei a locação em dinheiro (cash). Verifique antes de viajar, as condições oferecidas pelo seu cartão. Aluguei na agência All drive Car rental - site (pedi para o hotel ligar para eles e eles foram me buscar no hotel para fazer todos os trâmites da documentação no escritório).
- GPS - Apesar de ter colocado o mapa de Aruba no meu GPS, não liguei o GPS nenhuma vez. É extremamente fácil andar na ilha e quando você aluga o carro, a locadora fornece um guia de Aruba com um mapa de toda ilha. Então não se preocupe com a locomoção, pois é extremamente fácil. Fiz os dois extremos da ilha!
- Alimentação - maioria dos restaurantes típicos americanos - fast food! Há restaurantes mais requintados, mas você pagará o preço do requinte. Fui no Texas Brasil - churrascaria brasileira tipo rodízio, onde paga-se 45,00 doláres por pessoa, sem bebidas e sobremesa.
- Idioma - maioria dos residentes falam pelo menos 4 línguas - inglês, espanhol, papiamento (língua local) e holandês. Devido a quantidade enorme de idiomas no país, o "portunhol" também é compreendido por muitos residentes rsrs. A atendente do hotel era poliglota (7 idiomas) e no hotel também tinha uma garçonete brasileira onde pude treinar meu português haha :)
Aguardem mais postagens sobre Aruba!!!
Visitei o seu blog, falando sobre a sua recente viagem sobre Aruba. Muito bom, local e forma bem amena para se passear sem atropelos. Mostra que quando a viagem é bem planejada, recheadas de dicas, tudo transcorre perfeitamente.
ResponderExcluirObrigada! Planejamento é tudo! Abraços
ResponderExcluir