Páginas

20 de dez. de 2012

Aruba/Caribe - Compras

Aruba além de ser um lugar para curtir a praia é um ótimo lugar para fazer compras.

Existem 2 centros comerciais importantes para compras - Oranjasted e Palm Beach.

O maior inconveniente que achei das compras em Aruba foi a questão do horário. Para quem está acostumado com compras nos Estados Unidos, sofre! As lojas abrem tarde e fecham muito cedo. Para quem pensa que vai curtir a praia e passeios o dia todo e a noite vai para compras, se engana. Programe-se pelo menos 1 dia para compras!

As lojas em Oranjestad fecham as 18:00, não abrem aos domingos (exceto domingos quando há navio/cruzeiro ancorado).

Aruba é um país estilo americano. Possui várias lojas de marcas americanas. Não espere encontrar todas as lojas e nem as mesmas ofertas que encontra nos EUA. Exemplo: A Victoria Secret é pequena, não há aquelas promoções de cremes e body splash. Não tem os maravilhosos sutiãs, nem roupas...enfim quem já foi na Victoria do New Jerseys Garden e da Times Square, ficará decepcionada - o forte da loja em Oranjestad são os cremes, perfumes e necessaires.

A Guess é igualzinha dos EUA. Bolsas e relógios maravilhosos. Preços idênticos!!




Em Aruba há freeshop na rua. Os preços dos perfumes e maquiagens são ótimos.

Anote os shoppings:

- Royal Plaza - prédio de três andares, todo rosa e branco, logo em frente ao porto.

- Renaissance Mall - é onde ficam localizadas lojas de luxo - Algumas lojas: Gucci, Guess, Hilfiger Denim, Lacoste, Louis Vuitton, Michael Kors, Ralph Lauren, Calvin Klein, Diesel, Ermenegildo Zegna, Faconnable, Dufry Perfumes

 
- Paseo Herencia é um shopping de rua que fica na área de Palm Beach em frente os grandes hotéis. Neste shopping tem um show diário de águas em uma fonte - lindo.

Aproveitem e boas compras :)



10 de dez. de 2012

Aruba/Caribe - Eagle Beach

Eagle Beach é a praia vizinha de Palm Beach, porém o percurso a pé é longo. É preciso de carro para locomoção - 5 minutos!

Meu hotel era nessa praia. Nessa região não há hotel pé na areia, é preciso atravessar a rua para chegar na praia. Mesmo assim meu hotel possuia serviço de praia. Um funcionário ficava disponível até as 17:00 horas para remanejar cadeiras e levar pedidos de comida e bebida para praia.



A faixa de areia da praia é enorme, portanto você não ficará amontoado. A praia é muito calma e  estava sempre vazia. O dia que pegamos um pouco mais cheia foi no domingo, mas nada exagerado!


A principal atração da praia é o jet sky. A água é muito calma e a cor espetacular!

Aruba/Caribe - Palm Beach


Palm Beach é a praia mais famosa e badalada de Aruba. É nela que ficam os suntuosos hotéis que escondem a praia. Se você não estiver hospedado nos hotéis (como eu), seus olhos ficarão longe da beleza de Palm - por pouco tempo...rsrs. Não existe uma orla como nas outras praias. Você só verá construções (hotéis).

Palm Beach

No centrinho de Palm, você encontra os mega hotéis pé na areia de um lado da rua e o centrinho agitado do outro - lojas, restaurantes, sorveterias, bares e baladas.

Já expliquei em outro post, que optei por não ficar nessa região por dois motivos:
- meu objetivo era turismo (conhecer toda a ilha) e não o descanso, portanto teria prejuízo por não aproveitar o sistema all inclusive e as atrações desses mega hotéis;
- e o outro motivo é que sou um pouco aversa a muvuca e pessoas amontoadas na praia. Em Palm Beach, a faixa de areia da praia é bastante estreita e os hóspedes dos hotéis disputam um lugar na sombra juntamente com as barracas que oferecem atrações. Há também trechos da praia que restaurantes colocam suas mesas e cadeiras.

No mar, são muitos os barcos, então há áreas demarcadas para os banhistas. Observe e fique dentro dessas áreas para evitar perigos e problemas.Como aluguei um carro, a localização não foi problemas, já que toda noite estava no centrinho badalado para fazer compras e comer. Meu hotel ficava 5 minutos de carro de Palm. Muito perto!



Restaurante pé na areia - Palm Beach


Bom, já que os hotéis suntuosos escondem a praia, quase a tornando particular, o que fazer? Não conhecer? Não frequentar? Afinal, a praia é pública!

A resposta é: os hotéis servem de passagem para a praia. Isso mesmo...quem mandou fazer o hotel ai? rsrs

Como não sou boba, escolhi um dos hotéis mais caros da ilha para essa travessia  - RIU Palace Aruba...rs.Observem na foto, a praia está atrás dessa mega construção! Até tirei uma fotinha básica no lobby do hotel.

RIU Palace Hotel - escondendo a praia
Lobby

Vista do lobby do hotel  

Você passará pelo lobby, pela piscina e enfim chegará na praia. Não caia na tentação de dar um mergulho na piscina. Todo hóspede usa aquelas pulserinhas para ser identificado! Se você não tem a tal pulserinha, passe reto e vá para praia, pois lá é o seu lugar...rsrs.
Na praia de Palm há diversas opções de atrações. Há barraquinhas vendendo atrações e passeios por toda a praia!









A praia é muito bonita e calma - sem ondas. A cor do mar é deslumbrante. 

Anote a dica: os restaurantes desses hotéis aceitam "não-hóspedes"! Se bater a fome, você pode comer em um deles.



Aruba/Caribe - Passeios

Em Aruba além das praias maravilhosas há muitas opções de passeios. Como estava de carro alugado, fui para todas as praias por conta própria. Quem não aluga carro, deve incluir as praias nos passeios pagos (bem pagos!).

Conheci todas as praias e fiz alguns passeios e atrações pagas que adorei! Compartilho aqui minha experiência em cada experiência.



 - DE PALM Island

Essa foto foi retirada do site da operadora de turismo - é uma visão área do "parque" Palm Island.

Palm Island é um passeio essencial principalmente para quem está com crianças. As crianças tem diversão garantida. O local é uma ilha nos moldes de um parque. Como estava de carro, fui até a bilheteria do local por conta própria (o que barateou o passeio). Se está sem carro, há o serviço que te pega no hotel.

O caminho é o mesmo para ir para Baby Beach, passando aeroporto e seguindo em frente, só que na estrada você vai pegar uma saída depois da Cervejaria Balashi - há placas com indicação do local.

Chegando, você compra o ingresso e depois pega uma lancha que te leva até a ilha/parque.

Comprei o ingresso "half day" (metade do dia) - que compreende o horário das 11:00 até as 18:00 - considerei suficiente. O "full day"(dia todo) - compreende o horário das 09:00 as 18:00. Veja os preços no site - De Palm Island.

No local há várias atrações incluidas no preço do ingresso - toboáguas, snorkeling (com equipamentos inclusos) e banana boat. Há atrações que você paga a parte - mergulho com cilindro, snuba e caiaque. Além das atrações há a refeição incluída no sistema all inclusive - snacks (frango, batata frita, hot dog), almoço (muito ruim...) e bebidas.


Toboágua


Banana Boat

Prainha

Snorkeling

     Peixes visualizados no snorkel. Lindo!
- Navio Jolly Pirates

Acredito que é essencial fazer um passeio de barco em Aruba. Tirei uma tarde para esse passeio! Jolly Pirates é um barco pirata que navega pelo mar caribenho e faz três paradas: 2 para snorkeling e outra para salto no mar de cima do navio através de uma corda (tipo Tarzan...rsrs). 




Primeira parada é em alto mar onde você faz snorkeling e pode ver uma embarcação naufragada e a segunda parada é em uma profundidade mais rasa e com melhor visualização.  

Os peixes são lindos e a água bastante cristalina. 


Os locais de parada são - praia Boca Catalina e Malmok (foram as únicas praias que não visitei de carro, deixei apenas para visitar de barco por causa do passeio!)




Há duas opções de passeio - manhã (09:30 - 13:30) que tem refeição incluída e a tarde 14:30 as 17:30 que só tem bebidas inclusas (alcoólicas e não alcoólicas). Preferi o passeio a tarde, pois sei que as refeições desses lugares não me agradam. As paradas são as mesmas. A única coisa que muda é o horário e a refeição. Devido a refeição, o preço tambem muda! Super indico!

Snorkel na região de menor profundidade

Jolly Pirates



- Natural Pool Safari

Um dos pontos turísticos importantes da ilha são a Natural Pool, Natural Bridge, Arikok Park, Bushiribana Gold Mill Ruins e Donkey Sanctuary. 

Eu tinha a esperança de fazer esses passeios por conta própria, mas já tinha lido em alguns blogs e sites de turismo que era necessário um veículo 4x4 para acessar esses locais.


Ao fundo - Bushiribana Gold Mill Ruins


Realmente, fiz o passeio pela agência e considero realmente necessário fazer esse passeio com guia. São lugares bem desertos que o acesso é bem dificil e só é possível ser feito com carro 4x4. É um Safari nos lugares mais isolados da ilha.


O valor do passeio é 79,00 doláres por 4 horas - 8:30 - 12:30 com bebidas incluídas. Está incluido também o equipamento de snorkel para ir na Natural Pool.



Donkey Sanctuary



Arikok National Park


Natural Bridge

Natural Pool






- Jet Sky em Eagle Beach

Passeio de jet sky.

As barracas para o aluguel do jet ficam na praia de Eagle Beach - 60 dólares por 30 minutos.









Aruba/Caribe - Arashi Beach

Enquanto do lado sul da ilha de Aruba temos Baby Beach, do lado norte encontramos Arashi Beach na mesma direção do California Lighthouse - ponto turístico muito famoso na ilha que tem um farol - a principal atração do local é a vista.

Antes de ir, achava que era possível subir no farol para observar a ilha, mas fiquei decepcionada quando cheguei e soube que a subida não era permitida :(


                                                           California Lighthouse

Anote a dica: No mesmo dia, vá até o farol, tire fotos da paisagem e depois corra para Arashi curtir a praia! Foi o que eu fiz!

Visão no local do California Lighthouse

No retorno do California Lighthouse, do lado direito da estrada há uma área de terra onde avistei um caminho marcado com pneus de carro. Entrei lá e pude desfrutar uma linda paisagem. Lugar desértico -  seguindo as marcas dos carros, o local dá em uma praia que não é nadável, cheia de pedras e muito agitada. Valeu a visita!  Bonito lugar!






Arashi é uma linda praia. Á água não é cristalina e é uma praia mais agitada que Baby Beach, Palm Beach e Eagle Beach. Fica há 10 minutos de Palm Beach.

Nessa praia não há comércio para comes e bebes, portanto leve comidas e bebidas. A única coisa que compramos foi sorvete daqueles carrinhos estilo americano que param na porta das casas. Parou um carrinho desse na "porta" da praia...rsrs

Na praia há aluguel de cadeira - 5 dólares. Há guarda-sol de sapê que são públicos -  chegue cedo para encontrar lugar desocupado.

O estacionamento é amplo e gratuito.

Arashi Beach

Carrinho de sorvete na "porta"da praia


Em Palm Beach, siga as placas de California Lighthouse! Super fácil chegar - linha reta!

Aruba/Caribe - Praia Baby Beach

Aruba é uma ilha pequena e com muitas praias (você consegue andar a ilha toda de carro em um dia).

Uma das praias que mais me agradou na ilha é a praia de Baby Beach - o nome diz tudo: Praia dos Bebês - as águas são rasas e a praia é muito calminha. É ótima para quem não sabe nadar e para crianças.
A água em Baby Beach é extremamente cristalina!
Na praia há aluguel de cadeiras e equipamento para snorkel (média de preço do aluguel - U$10 dólares). Há lanchonete no local. Guarda sol de palha é público!

Baby Beach fica no extremo sul da ilha em Seroe Colorado. O caminho para lá não é dificil como li em alguns blogs que visitei - praticamente linha reta.



Local ao lado da lanchonete
Águas cristalinas


Em Aruba, como já disse em outro post, altamente recomendo aluguel de um carro. O carro vai te levar para essas praias distantes e é extremamente fácil a locomoção na ilha. Baby Beach é a praia mais distante e fica perto de San Nicolas - onde ocorre o Caribbean Festival (dedicarei um post para ele!).

Se você for para lá com as excursões que são oferecidas pelas operadoras, não terá a tranquilidade de ficar na praia o tempo que quiser! Portanto não tema! Alugue o carro, pois terá mais liberdade nos seus passeios e economizará uma boa quantia em passeios. Existe facilidade de estacionamento em todos os pontos da ilha. A foto abaixo mostra meu carro alugado estacionado em Baby Beach.

Carro: essencial

O trajeto é praticamente em linha reta saindo de Palm Beach (a praia mais famosa e badalada da ilha).

Deixo aqui alguns pontos de referência para ajudar seu caminho até lá.

Saindo de Palm Bech, vc passará pelos seguintes locais:

- Praia de Eagle Beach
- Oranjestad (capital e centro comercial) - do lado direito se for época de cruzeiros, verá os grandes navios que ficam ancorados na ilha
- Aeroporto
- Depois do aeroporto siga sempre em frente na estrada. Nessa estrada passará por um semáforo
- Passará pela fábrica da cerveja mais famosa de Aruba - Balashi
- Continue em frente passará também pela entrada do local de uma atração muito recomendada na ilha - Palm Island (veja no post Aruba/Passeios)
- Passará pelas lanchonetes - Subway, Domino Pizza.
- Chegando em San Nicolas, passará pelo Burger King do lado esquerdo e em frente tem um escritório/posto de polícia
- Vá seguindo, quando encontrar um posto de gasolina, siga pelo lado esquerdo. Vá sempre reto. O caminho vai te direcionar para esquerda. Logo encontrará uma rua com uma placa parecendo uma prancha com o nome da praia na esquina. Entre nela e siga. A partir dai, você vai encontrar algumas plaquinhas com o nome da praia. Passará também pela placa da refinaria Valero-única refinaria da ilha e muito famosa - emprega muitos nativos.
- Encontrará uma âncora enorme vermelha - continue seguindo.
- Mais para frente nesse caminho, encontrará uma barraca do lado direito de um senhor extremamente simpático. Não deixe de parar e tomar o delicioso coco Arubano (3 dólares)!
- A partir dai siga sempre em frente e encontrará plaquinhas indicando o local!
Abaixo, fotos de alguns pontos do caminho!

Apesar do bico da prancha estar apontado para esquerda,
o caminho correto é para direita! Entre na rua e siga em frente.










Segundo o senhor vendedor de cocos e outras pessoas da ilha, aos finais de semana a praia fica extremamente lotada! Portanto anote a dica: evite esse passeio nos finais de semana.
 
 
 
 
 
 

4 de dez. de 2012

Aruba/Caribe - One Happy Island

Procura um destino com muita diversão, praias lindas e compras? Esse lugar é Aruba!


Como sempre, quem acompanha o blog sabe que sempre aconselho fazer as viagens por conta própria - sem pacote! Aruba é um destino que também recomendo viajar dessa maneira.

Sempre faço o planejamento baseado em blogs e dicas de outros viajantes e no caso específico dessa viagem, deixo aqui o agradecimento especial ao blog Falando de viagem que ajudou muito nos meus estudos para este destino! :)
 

 
Fiz a viagem em um domingo - sai do Brasil as 11:00 e cheguei as 17:00 horas no aeroporto Reina Beatrix (aeroporto internacional de Aruba) - vôo da Gol com conexão em Caracas/Venezuela que fica a 40 minutos de Aruba. 
 
 
 
Aruba é uma ilha presente no mar caribenho e possui muitas praias. A mais famosa é Palm Beach. Os hotéis da badalada Palm Beach são na maioria resorts, portanto caros e muitos com sistema all inclusive (tudo incluído - diversão, comida, bebida, conforto, muito luxo e pé na areia). [Já fiz um post sobre esse assunto - Resort ou Hotel - eis a questão!] Nessa viagem seria um desperdício ficar em um resort, pois meu objetivo era ficar o dia todo fora do hotel fazendo turismo, compras ou curtindo a praia. 
 
Resort na badalada Palm Beach
 
 
Por esse motivo fiquei em uma praia a 8 minutos de carro de Palm. Fiquei em Eagle Beach - praia mais vazia, menos badalada e com muito espaço na areia para um lugar ao sol! Para ficar nessa praia é necessário alugar um carro. Se bem que, independente da praia que ficar, considero o carro  altamente necessário se você pretende conhecer todas as praias da ilha. Há praias maravilhosas distantes de Palm ou Eagle (30km) que as agências de turismo cobram em média 80 doláres o passeio para elas e você fica preso nos horários sem liberdade para ficar na praia o tempo que quiser.

Quando cheguei tentei alugar o carro no aeroporto, mas como cheguei no domingo, devido ao grande fluxo de passageiros chegando na ilha, não encontrei nenhum carro disponível nas agências que ficam bem na frente da porta de saída do aeroporto. O jeito foi pegar um táxi que tem preço fixo: 25,00 doláres - caríssimo comparado ao preço do aluguel do carro no local. Devido a indisponibilidade, deixei para alugar o carro em uma agência indicada pelo hotel! 
 
 
Deixo então um resuminho de minhas indicações e dicas para começar planejar sua viagem:
 
- Moeda local: Florin, mas todas as lojas aceitam dolár. Levei somente dólar e cartão de crédito internacional.
 
- Hotel - MVC Eagle Beach na praia de Eagle Beach - ótimo custo benefício.
 
 

- Carro - modelo Picanto 210,00 doláres + 80,00 doláres de seguro por 7 dias (uma pechincha). Dica para o aluguel de carro: se você tem cartão de crédito internacional, muitos cobrem o seguro de carros alugados no exterior quando você paga a locação com ele, mas no momento do aluguel, você deve declinar os seguintes seguros  da agência para valer os do cartão: CDW (Collision Damage Waiver) / LDW (Loss Damage Waiver). Ao contratar esta cobertura, a locadora renuncia seus direitos de cobrar do locatário perdas e danos por roubos, furtos ou danos causados ao veículo, desde que o contrato não tenha sindo infringido. Quando você não contrata esta cobertura, você fica responsável pela reparação das perdas e danos. Preferi utilizar o seguro da agência, pois paguei a locação em dinheiro (cash). Verifique antes de viajar, as condições oferecidas pelo seu cartão. Aluguei na agência All drive Car rental - site (pedi para o hotel ligar para eles e eles foram me buscar no hotel para fazer todos os trâmites da documentação no escritório).




- GPS - Apesar de ter colocado o mapa de Aruba no meu GPS, não liguei o GPS nenhuma vez. É extremamente fácil andar na ilha e quando você aluga o carro, a locadora fornece um guia de Aruba com um mapa de toda ilha. Então não se preocupe com a locomoção, pois é extremamente fácil. Fiz os dois extremos da ilha!

- Alimentação - maioria dos restaurantes típicos americanos - fast food! Há restaurantes mais requintados, mas você pagará o preço do requinte. Fui no Texas Brasil - churrascaria brasileira tipo rodízio, onde paga-se 45,00 doláres por pessoa, sem bebidas e sobremesa.

- Idioma - maioria dos residentes falam pelo menos 4 línguas - inglês, espanhol, papiamento (língua local) e holandês. Devido a quantidade enorme de idiomas no país, o "portunhol" também é compreendido por muitos residentes rsrs. A atendente do hotel era poliglota (7 idiomas) e no hotel também tinha uma garçonete brasileira onde pude treinar meu português haha :)


Aguardem mais postagens sobre Aruba!!!