Antes de escolher entre um dos dois é preciso saber qual o objetivo da viagem e com quem vai ser a viagem (filhos, casal,amigos). Diferenças básicas entre os dois:
O Resort utiliza o espaço do local turístico como "moldura" de sua construção. A construção do resort costuma ser suntuosa transmitindo sensação de luxo e super bem estar ao hóspede.O resort faz com que o hóspede fique praticamente isolado do destino que ele escolheu. Geralmente, além da enorme variedade de serviços, é um local onde o hóspede usufrui do sistema all-inclusive, que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluídos na diária paga pelo hóspede (basicamente comida, bebida e recreação local). Você paga tudo antes e no final da estadia praticamente não paga nada. Você sabe exatamente quanto vai gastar!
O Hotel geralmente é utilizado para suprir as necessidades básicas do turista - sono, banho e comida. Geralmente a alimentação pesada (almoço e jantar) é realizada fora do hotel.
Já estive nos dois e deixo aqui minhas impressões:
Quer gastar toda a sola do sapato conhecendo TODOS os pontos turísticos da região e fotografar "cada formiga" da região? HOTEL
Quer descansar muito, relaxar, dormir e comer muito? RESORT
Você tem filhos bebezinhos, mas anda louco para sair de casa e está sem coragem de enfrentar uma viagem? RESORT
Você não quer gastar dinheiro com hospedagem? HOTEL
Você adora esportes, conhecer pessoas para interagir e adora uma recreação? RESORT
Você adora ficar na piscina o dia inteiro tomando "aquele" drink? RESORT
Você quer recreação para seus filhos? RESORT
Você quer se sentir um rei? RESORT
Você quer tudo reunido em um único local (gastronomia, recreação e shows)? RESORT
Você quer saber exatamente quanto vai gastar no final da viagem sem surpresas? RESORT
Você quer ficar livre para conhecer os restaurantes da região, afinal você quer economizar com gastos com alimentação? HOTEL
É lógico que não existe regra para o assunto, como já passei pelas duas experiências, coloquei o meu parecer sobre cada hospedagem. Achei importante criar esse post, pois na minha viagem para Porto de Galinhas, fiquei em um resort e a todo momento ficava no impasse: curtir o resort ou conhecer a cidade. Afinal, geralmente os passeios oferecidos nas cidades costumam durar o dia todo. Então você acaba tendo que desembolsar a grana para alimentação que geralmente não está incluída no preço do passeio. Dai você pensa..."Com a vasta gastronomia do resort ao meu dispor já paga, vou ter que pagar comida e bebida lá fora? Mas e ai? Não vou conhecer a cidade por causa do gasto com a comida? E ai começa o impasse!!! Conclusão: no meu caso, acabei indo nos passeios porque queria conhecer a cidade e em outros dias só fiquei desfrutando o resort. Nos dias que fui curtir os passeios, acredito que tive prejuízo financeiro e quando fiquei desfrutando o resort, prejuízo cultural!
Portanto, anote a dica: veja o objetivo da viagem antes de escolher um ou outro!
Flavia, achei muito legal esse post! Sabe, eu sempre quiz unir a oportunidade de estar em um lugar diferente com a chance de me hospedar em um resort com todo conforto! Acho que a maioria das pessoas pensam assim...Normalmente, quando escolhemos algum destino é pelos atrativos que aquele lugar oferece, por suas belezas naturais; e estar em um resort dos sonhos sem ter tempo para aproveitá-lo deve ser meio fustrante mesmo!!rs... Obrigada por mais essa dica!!
ResponderExcluirAninha, que bom que você anotou a dica! Espero que você não passe por esse impasse...rs
ResponderExcluir