Páginas

12 de set. de 2011

Buenos Aires (Zoo Luján)

Recentemente, viajei para Buenos Aires. Antes de viajar comprei o guia da cidade e pesquisei por inúmeros dias dicas do que fazer em Buenos Aires com criança (principalmente nos blogs!), pois tenho um filho de 6 anos. Quando estava nessa procura, minha cunhada me mostrou umas fotos de uma pessoa que tinha ido para lá e estava no zoológico. Bom até ai, tudo normal...zoológico tem em qualquer lugar do mundo. Mas esse é diferente: você pode entrar na jaula dos animais! E quando digo animais, entende-se: leão, tigre, elefante... 




A partir daí começou minha busca incessante para saber onde era esse zoo e como faria para chegar até ele. Encontrei muitas informações verdadeiras e não verdadeiras. Segue o relato desse  passeio imperdível, pois fui e comprovei cada informação encontrada. Vamos lá.... O nome do zoológico é Zoo de Lujan fica a 73 km da cidade de Buenos Aires (aproximadamente 1 hora de carro e 1 hora e meia de ônibus de linha).
Antes de ir, pesquisei e existem 3 formas de ir até lá: de táxi (caro), de van e de ônibus de linha. Vi todos os relatos e decidi ir de van. A van que faz o percurso para lá é a Fabebus. Levei o telefone e liguei para lá e agendei 3 lugares para ida e volta (falei  "portunhol" e eles entenderam, mas se tiver dificuldade peça para a recepção do hotel ligar). O ponto de saída da van é em frente ao Hotel Republica (em frente o Obelisco). Pegamos o táxi no hotel que estávamos hospedados e fomos para o local no horário combinado. Pegamos a van e avisamos o motorista que queríamos descer em frente o zoológico e já confirmamos com ele o horário da volta. Bom, agora vou falar da volta: Li muitos relatos na internet que a Fabebus marcava a volta e não aparecia (não é golpe, pois você NÃO paga antecipadamente, sei lá o que é...descompromisso, desrespeito). Comprovei: verdade! Não apareceram no horário combinado...E ai? Bom, como sou um tanto quanto precavida estava na manga com o plano B! Existe um ônibus de linha chamado 57 que faz o percurso Palermo (Plaza Italia) - Luján. Esse ônibus passa praticamente na frente do zoo (saindo do zoo ande para direita e já vai ver pessoas esperando o ônibus - não tem ponto!). O detalhe é que: as pessoas que relataram na net que a Fabebus "furou" na volta ficaram "na mão" e desesperadas, pois esse ônibus só aceita moedas e moedas na Argentina são um tanto quanto raras! Ouvi relatos de pessoas que tiveram que andar alguns km até o pedágio para conseguir moedas, pois no zoo não tinha.... Então antes de ir para lá enchi a carteira de moedas (pedia troco de moedas em todos os lugares que eu ia), pois a tarifa desse ônibus são 10 pesos, isto é, precisava de 30 pesos (bastante!). Levei os 30 pesos e USEI!!! Portanto, agende a Fabebus para a volta, mas leve moedas. Se a van não passar= plano B => Pegamos o ônibus 57 e paramos em frente uma estação de Subte (metrô argentino).




Como nosso hotel era praticamente do lado do metrô foi fácil o retorno.  O passeio levou o dia todo devido os deslocamentos. Saimos as 09:00 e chegamos no hotel por volta das 17:40 e neste dia ainda conseguimos fazer um city tour noturno (não recomendo - depois reservo um post para esse assunto). Outras informações: pesquisei táxi na recepção do hotel para ir e passaram o preço de 500 pesos e o taxista esperaria 3 horas (achei absurdo). O preço da Fabebus é 24 pesos cada percurso (ida/volta) e é super confortável. A entrada do zoo custa 100,00 pesos. Li relatos que diziam que só consegue entrar nas jaulas quem vai com guias - MENTIRA! No zoo eles tiram fotos profissionais que vale muito a pena comprar - ficam muito bonitas => você compra na lojinha do zoo no fim do passeio.
O zoo é bem rústico e de terra, parece um sítio, por isso evite ir com chuva ou em um dia pós-chuva, pois fica com muita lama. Vá com roupa confortável e com sapato que você não vá mais usar pelo resto da viagem - fica tudo muito sujo. Leve lenços umedecidos para limpar as mãos após sair de cada jaula - o cheiro é horrível. Alimentação: fizemos uma refeição rápida na lanchonete, para não perder tempo durante o passeio. Tem um restaurante no local onde vende comidas, mas dei uma entrada e parece que é a la carte, acredito que é sinônimo de demora. O passeio no dromedário já está incluído no valor do ingresso. Os animais não são dopados. Bom, anote a dica: vale a pena...há quem diga que é mais emocionante que um safari na África!!!

9 comentários:

  1. Adorei seu blog!! Estou indo pela segunda vez em Bs As e pretendo conhecer novos lugares como Lujan.. Adorei td. Vc tem facebook? Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Desculpe a demora na resposta!!! Meu facebook está na pagina inicial do blog! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o seu relato e inclusive todas as dicas, muito válidas! Eu queria saber quanto custam as fotos?

    ResponderExcluir
  4. Olá, vc sabe me dizer se é perigoso alugar um carro para ir até o zoo? Obrigada pelo blog! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Carol e Ado, não pesquisei essa possibilidade.
    Mas pelos relatos que li, verifiquei que poucas pessoas vão de carro.
    Quanto ao perigo, considero que não, o único problema é que o trânsito de BsAs é basatante complicado!

    ResponderExcluir
  6. Com relação as fotografias e isso mesmo que entendi, você pode levar maquina para fotografar mas há também a opção de o Zoo tirar as fotos e você compra-lás? Se for, quanto sai em média cada fotografia?

    ResponderExcluir
  7. Renan, você pode levar sua máquina e tirar fotografias livremente! Há um fotografo pelo zoo que tira fotos profissionais e se houver interesse, você compra na lojinha de lembranças dentro do zoo. Desculpe-me mas não me lembro do valor das fotos. Sei que vale a pena adquirir, pois as fotos ficam lindas. No CD eles ainda adicionam fotos de todos os animais do parque! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Para alimentar os animais tem que pagar alguma coisa ou já está incluído no valor da entrada?

    ResponderExcluir